O que se passa, Rota do Mar?



Desde o inicio do ano, o torcedor do América vem sofrendo. Não, não estamos nos referindo sobre a campanha esmeraldina que corroeu os nervos de todos os esmeraldinos e seus simpatizantes durante o pernambucano, mas a condenável falha de distribuição da Rota do Mar (RTdM), que não consegue fazer um de suas principais responsabilidades, que é a fabricação de uniformes para a venda. 

Embora a RTdM tenha criado belos modelos para a temporada 2011 para o América (ouso-me ainda a afirmar que dentre os padrões criados por ela este ano, as do Campeão do Centenário foram as mais belas), o maior dos pecados da RTdM é deixar a torcida a ver navios, não encontrando camisas do clube esmeraldino a venda, algo imperdoável. 

Talvez a empresa possa alegar que a pequena produção das camisas é uma decisão estratégica por conta da real tamanho da torcida do América e que seu foco de mercado está voltada a moda surfwear, embora estas sejam desculpas infundadas e sem critérios, tampouco o torcedor-consumidor pode sofrer com tamanha falta de respeito. Pelo momento que o clube passa, reconquistando o carisma do torcedor pernambucano, após uma década e meia longe dos holofotes, não poderia perder a chance de vender mais camisas (o que também prejudica a geração de renda para o clube). 

As poucas vezes que foi fornecido o material esportivo para venda, apresentou outro erro lamentável, distribuindo apenas o padrão listrado, deixando o torcedor sem poder de escolha, visto que são muitos os que almejam não só comprar o padrão listrado, mas também o verde, que foi bastante utilizado pelo clube no estadual e o branco, utilizado apenas na segunda rodada contra o Porto, na etapa complementar. Enquanto a RTdM "come mosca", vemos aqueles que desejam comprar uma camisa do América acabam sendo forçados a comprar em camelôs ou na frente dos estádios produtos piratas, não com o intuito de economizar, mas este no momento é o único recurso que lhe coube para externar o orgulho de vestir as cores alviverde, sem contar que a venda deste material esportivo valoriza não somente a marca América-PE pelo mundo afora, mas também os patrocinadores que investiram para ter algum retorno publicitário.

Se existe dificuldades na distribuição de material esportivo que sejam apontadas justificativas, não entregar NENHUMA camisa nos pontos de venda e principalmente na sede do clube não tem desculpa, caso contrário será inevitável a procura por um novo fornecedor no porte regional de uma Tronadon ou Orangotango ou porque não, firmar parceria com uma Finta ou Kanxa, que fornecem seus materiais esportivos para clubes com tradição, retorno de mídia e publico inferiores ou equivalentes ao nosso América, como o Aguia de Marabá-PA, Olaria-RJ, Fluminense-BA e Ituano-SP, que dão garantias a estes clubes e que os uniformes que atendam a demanda do consumidor.


--***--
Off-topic: O Blog do Mequinha criou uma enquete situada direita da pagina, pedindo a sua opinião a respeito de uma possivel troca do fornecedor de Material. Para você, qual empresa o América poderia firmar parceria para 2012? Comente. Vote. Opine.

10 comentários:

  1. É MAIS FÁCIL ENCONTRAR CAMISAS DO MEQUINHA NA FEIRA DE CARUARU,OU NA FRENTE DO ESTÁDIO LUIS LACERDA,DO QUE EM RECIFE,OU EM PAULISTA.
    DE MARCÃO

    ResponderExcluir
  2. Fui diversas vezes a sede em casa amarela comprar a camisa do Mequinha e NUNCA tem! Um absurdo! Sem contar que NINGUEM consegue encontrá-las a venda nem na internet, eu queria muito comprar a verde, mas infelizmente eu sou um dos que compraram uma pirata para ir aos jogos em Paulista.

    Eu acho interessante o America tentar uma parceria com a Finta. Além de ser um produto de qualidade, ela conhece o mercado consumidor do nosso estado e o sua camisa nas lojas atualmente não ultrapassa os R$ 100.

    ResponderExcluir
  3. Fiz uma pesquisa rapida na internet, de algumas fornecedores conhecidos no mercado nacional, que fornecem seus para clubes intermediarios, estando até em condições abaixo do que nosso Mequinha, disputando campeonatos da segunda divisão estadual.

    De fato, a melhor alternativa é a Finta, se levarmos em consideração o produto para venda aos torcedores.

    Wilson: Brasil Pelotas(RS); Cabofriense(RJ); Duque Caxias(RJ); São Raimundo(PA); Guarujá(SP);
    Media Preço: 125,00 a 150,00

    Umbro: Comercial(RS); Chapecoense(RS); Rio Branco (AC); Rio Branco (MG); São José (SP); Toledo (PR); Mixto (MS); Cuiabá (MS); Luverdense (MS); Vitória da Conquista(BA); Poços de Caldas (MG)
    Media Preço: 125,00 a 150,00

    Topper: Ipatinga (MG)
    Media Preço: 100,00 a 180,00

    Champs: Paulínia (SP); Goytacaz (RJ)
    Media Preço: 100,00 a 130,00

    Kanxa: Mixto (MT), Ituano(SP); Confiança (SE); Paraná(PR); Caxias(RS)
    Media Preço: 90,00 a 130,00

    Finta: Araxá (MG); Salgueiro (PE); Águia (PA);
    Media Preço: 85,00 a 90,00

    Tronadon: ASA (AL); CRB (AL)
    Media Preço: 80,00 a 110,00

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Daniel.
    Massa essas informações.

    ResponderExcluir
  5. Tive que mandar fazer a minha, vou buscar sexta-feira 29/04/11, nem no camelô encontrei, Salvem o América, façam camisas do verdão!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pessoal!!
    fiz umm comentário em outro post sobre este assunto, já faz 1 ano que tento comprar uma camisa oficial do América.
    Acho que se vcs tem acesso a diretoria deviam dar um toque neles, coloquem uma cammisa do América p vender na sede.
    Pode ser uma "alternativa", já que eu acredito que o contrado do verdão e RTdM é só de utilização do material.
    Para ver como está a procura de camisas do América, na pe retro ela está entre as mais procuradas.
    Pessoal vamos cobrar isto, a camisa ajuda a vender a marca América, atrai patrocinadores e torcedore.

    ResponderExcluir
  7. Sem querer criticar esse ou aquele da diretoria, acho que essa questão da venda (ou da não venda) das camisas, foi um dos dois vacilos cometidos pela nossa atual diretoria. O outro, apesar de não depender apenas do américa, foi o atraso na liberação do Ademir Cunha, fato que ajudou a fazer de nossa permanência na A1, um sufoco.
    Tem torcedor do náutico, sport e santa aqui em Brasília, me perguntando onde se encontra a camisa para comprar. Bem, indiquei os dois locais onde nas minha férias eu havia adquirido, escritório da CEASA e na Sede do Arraial. Mas pelo que leio aqui, vão dá com a cara no chão !

    ResponderExcluir
  8. Oi Sal, nestes locais não tem mais!!!
    tem um site que vendia a camisa do América, www.valerroesportes.com.br, meu irmão encomendou a última e eu fiquei na lista de espera.
    inclusive neste site tem várias marcas de material esportivo para uma comparação.

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo, Tercio.

    No dia 28/03/11 Jefferson comentou que havia chegado um novo lote com 60 camisas na sede (http://blogdomequinha.blogspot.com/2011/03/novo-lote-de-camisas.html)... a procura foi tão grande que não chegou a durar quinze dias!

    Lembro que nesta data um rapaz de Salvador passou alguns dias a trabalho no Recife e entrou em contato comigo por MSN e por sorte dele, conseguiu comprar uma das ultimas.

    ResponderExcluir
  10. Tercio, Obrigado pelas dicas. Se encontrar com algum deles, vou repassar sua informação.
    Saudações Alviverdes

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.