COLUNA SÉRGIO SERPA:BURACO DA GIA!!



Esta coluna foi criada com o intuito de guardar histórias e estórias do América Futebol Clube, de seus torcedores e simpatizantes. Estas fábulas tem um pouco de tudo, tipo, coisas que vi, que ouvi ou que "viram". São verdadeiras "lendas" deste esporte maravilhoso chamado futebol e do Periquito de Casa Amarela.

No final dos anos 2000 ou primeira metade do século XXI o América peregrinou por diferentes paragens, estádios e cidades. Esta peregrinação trouxe histórias maravilhosas, dignas das " 1001 noites", esta ocorreu em Goiana.

O América estava disputando a série A2 do Campeonato Pernambucano, ou podia ser Copa Pernambuco, ninguém lembra o certo. O que interessava era que a casa do Periquito era Goiana,mais especificamente o estádio Agamenon Magalhães.

Goiana fica situada a 60 Km do Recife, cidade histórica, com pessoas receptivas e amigas. Tem um belo conjunto de casarios históricos, Igrejas e Conventos preservados. Na culinária regional um restaurante se destaca, o famoso " Buraco da Gia".

Diz a lenda que aluns diretores do Alviverde frequentavam o restaurante no dia do jogo, chegavam mais cedo, tomavam uns aperitivos e comiam a especialidade da casa. Infelizmente os jogadores não tinha acesso ao restaurante já que estavam na concentração!!

Em determinado momento da competição foi prometido aos jogadores, no caso de vitória, um jantar no Buraco da Gia. O grupo era bem jovem, onde a maior parte do elenco não conhecia o restaurante.
Foi uma tarde ruim, o time adversário não quis facilitar a vida dos alviverdes, o América perdeu o jogo...

Não teve Buraco da Gia, nem lanchinho, depois do banho todo mundo no ônibus, em silêncio, alguns dormindo outros fingindo. No meio do silêncio um barulhinho irritava, o coachar de um sapo!!

O barulho só fazia aumentar, tanto que o supervisor do time saiu a caça do sapo, a procura terminou na cadeira de um jovem lateral, dormia!! Acordado pelos companheiros, irritados pela descoberta, veio a resposta:
" P.....eu queria comer a gia, quando vi que o time ia perder fui atrás da barra e cacei este sapo aí!!
Sapo e Gia é a mesma coisa, já que não ia comer em Goiana vou comer em casa!!"

Na realidade o Buraco da Gia tem este nome por que havia no terreno um buraco cheio de sapos ou Jia, mas, a especialidade da casa é o Guaiamum e o Caranguejo!!!


Buraco-da-Gia
Na foto o proprietário, Sr. Luiz da Gia,  com a especialidade da casa!




Nenhum comentário

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.