PAULÃO: do América, do Cruzeiro, Grêmio, Benfica e Seleção Brasileira

No final dos anos 80 o América trouxe de Minas Gerais  3 atletas de base, para ganhar experiência e fortalecer a equipe pernambucana. Isto ocorreu graças ao empenho do Sr. Francisco Lopes Bicalho que foi diretor de Futebol no final dos anos 80.

Mineiro, empresário e com boas ligações com o Cruzeiro Esporte Clube, Bicalho deu uma sacudida no futebol esmeraldino trazendo jovens promessas entre eler  Paulão e Marcelo.

A participação dos jovens no campeonato deu uma sacudida na equipe esmeraldina, o time tinha feito uma péssima campanha em 1987, ficando em penúltimo.

Disputou o campeonato de 1988 no grupo B, um grupo de times fracos a segunda divisão dentro da primeira, depois subiu para o grupo A onde enfrentou os grandes e realizou ótimas partidas.

Fez uma excelente participação no campeonato, terminou em quarto lugar.

Recentemente, no processo de desapropriação da sede encontrei a cópia da nota promissória do empréstimo de Paulão, jovem zagueiro que veio da base do Cruzeiro, disputou um campeonato pernambucano, voltou pra Minas onde deslanchou sua carreira profissional. Foi seleção brasileira.

Na ficha abaixo, encontrada num blog do Cruzeiro EC, esqueceram do América!! Nós Não!!

PAULÃO – zagueiro central                                             
Paulo César Batista dos Santos nasceu no dia 25/03/1967, em Itambacuri-MG.  1.8m/75kg.
Atuou de 1989-1992 – 55 jogos, 5 gols.
Iniciou nas categorias de base do Cruzeiro.
Janeiro de 1991 (final da Supercopa dos Campeões da Libertadores): Paulo César Borges, Nonato, Paulão, Adílson Batista e Célio Gaúcho; Ademir, Marco Antônio Boiadeiro e Luiz Fernando (Macalé); Mário Tilico, Charles e Marquinhos. Técnico: Ênio Andrade.
Seleção: 8 partidas, estreando com a Espanha, em 12/08/1990, até 16/12/2002. Também jogou contra o Chile, México, Paraguai, Argentina e Alemanha. Ficou no banco em um jogo pela Copa América 1993, com o seguinte time titular: Taffarel, Cafu, Antônio Carlos, Válber, Roberto Carlos; César Sampaio, Boiadeiro, Palhinha; Edmundo, Muller, Zinho. Treinador: Parreira.
Outros clubes: Grêmio-RS, Benfica-Portugal (1994/1995), Vasco, Atlético-MG, Guarani-SP, Atlético-PR, Colo Colo-Chile (1997), Internacional e Ponte Preta-SP (onde encerrou a carreira em janeiro de 2001).
Título principal: Copa do Brasil 1994, pelo Grêmio.
Em 2006 era treinador do juvenil do Atlético-MG.

Documentos que provam a passagem de Paulão no América!!




Um comentário:

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.