NÃO CHEGAMOS POR ACASO!!

Elenco SUB-20 do América em 2015


A vitória do América sobre o Porto e a consequente classificação para final do campeonato pernambucano SUB-20 repercutiu nas mídias esportivas do estado de forma inusitada. Neste caso tenho que ser bem sincero, na grande mídia do Recife, até porque boa parte da impressa esportiva de Pernambuco não acompanha o futebol de base.

Algumas emissoras de rádio começaram a questionar o resultado tendo como ponto de partida os times desclassificados, ou seja, primeiro ficaram surpresos com a  desclassificação do Náutico, depois com o insucesso do Santa Cruz e finalmente ficaram estarrecidos com o fracasso do Porto!!!

"Um time que tem tradição de revelar jogadores, um time que vive de vender jogadores!!!"

A conclusão mais fácil foi questionar a qualidade do campeonato, baixo nível, ao baixo interesse dos clubes na divisão de base, na crise econômica...

Falaram até do problema da A2!!!

O Blog do Mequinha se transformou no principal veículo de informação do América, isto se deve ao trabalho feito pelo grupo, por este motivo recebi alguns telefonemas, sejam estas ligações de torcedores indignados ou de jornalistas curiosos!! Vou postar um pouco do que eu respondi!!

Elenco do acesso em 2013 era composto por maioria da base.
  
Nós últimos anos o América passou por um processo de reestruturação, o futebol foi profissionalizado com a criação da AFC/SA. Uma empresa criada como objetivo de revelar jogadores, sendo formada pela família Muniz ( Celso e José Luiz), Joaquim Bezerra, Osmundo Bezerra, Josué Antônio e outros.

O resultado mais visível desta parceria foi o acesso do Clube a primeira divisão!!

Waldemar Lemos orientando a base, em 2014
Ainda em Paulista, com a supervisão de Fernando Galvão, foi montada a equipe Sub 20 ,reunindo jovens que vieram com Válter e os meninos de Paulista. Foi dada condições de trabalho, material, ajuda de custo e alojamento. Neste ano o sub 20 do América eliminou o Santa e chegou entre os 4 melhores, bons nomes surgiram como Maurício, Everaldo Palitinho e Jackson.

No ano seguinte boa parte do grupo do SUB-20 foi incorporado ao profissional, treinou com Waldemar Lemos, com João Carlos, aprendeu bastante. O trabalho continuou com o fim do campeonato, criou-se uma expectativa de realização da Copa do Nordeste SUB-20 e o do próprio Campeonato Pernambucano.

Tivemos muitas dificuldades, seja de recursos, já que não houve retorno do investimento inicial, seja de campo de treinamento ou pela falta de calendário,mas, o trabalho continuou e chegamos mais uma vez nas semifinais do Sub 20!!!

SUB-20 do América eliminando o Santa Cruz, em 2013
Ao longo deste período  América fez parcerias com clubes de bairros e outros profissionais, que facilitaram a participação em campeonatos Sub 15 e Sub 17. Novos atletas foram incorporados ao grupo e alguns tiveram que sair  (Mauricio está no ICASA e Everaldo foi para o Boa Esporte, hoje joga no Mogi Mirim).

O América mais uma vez utilizou boa parte de seus jovens no Pernambucano profissional 2016, com bons resultados, Jackson, Yuri, Jonatas, que se juntaram a atletas mais rodados adquirindo assim experiência.

Pouca gente sabe,mas, alguns jogadores do América disputaram a A2 do Pernambucano este ano, outros tiveram propostas de clubes da Paraíba e foram fazer avaliações em clubes de primeira linha do futebol brasileiro, como Internacional de Porto Alegre!!!

O time atual, pode, eu falei pode!! até não ser campeão!!Mas, tem bons valores!! Que não surgiram do nada,mas, de muito trabalho!!

A estrutura que o clube oferece, hoje, ainda não é a melhor, porém, os meninos não chegaram a final por acaso!!


Nenhum comentário

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.