História

Um dos mais vitoriosos clubes de Pernambuco e uma das mais participativas e respeitadas agremiações esportivas do estado nasceu em 12 de abril de 1914, sob a alcunha de João de Barros  Foot-Bal Club. Esse nome fazia alusão à estrada onde se encontravam o primeiro campo do time e a sua sede.

Fundado por jovens aristocratas da cidade do Recife que tinha entre suas paixões a prática do ciclismo, o João de Barros surgiu como mais uma agremiação para a prática do desporto bretão, que ascendia na preferência nacional e arregimentava cada vez mais adeptos. Um desses entusiastas foi Belfort Duarte, presidente do América Football Clube do Rio de Janeiro que passou pelo Recife em 1915 e deixou sua marca motivando Aristheu Accioly Lins a fazer a mudança do nome João de Barros Foot-Bal Club para América Futebol Clube.

Coube ao próprio Belfort Duarte trazer as boas novas para a imprensa pernambucana conforme carta amplamente divulgada: “Comunico-vos que em Assembléia Geral do João de Barros Futebol Clube, reunida no dia 22 de agosto de 1915 deliberou a mudança de nome daquela sociedade que ficou denominada “América Futebol Clube”, convicto que esta deliberação em nada mudará as atenções dispensadas ao nosso antigo JBFC e espero a continuação das mesmas ao América Futebol Clube.” Estava estabelecido o marco definitivo de uma das histórias mais bonitas de vitórias, títulos, participação e fomento não só do futebol, como de diversas modalidades esportivas. Algumas das quais, contada pelo nosso Blog do Mequinha.

2 comentários:

  1. Grande honra ter um clube com tanta tradição próximo de mim, eu que moro na "grande Casa Amarela", torço muito para que a sede do glorioso América seja mantida, e que o clube retome um dia o caminho das grandes conquistas

    ResponderExcluir
  2. Participe de nossa comunidade, acompanhe a saga do América

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.